Diversos

Arduino - Uma introdução

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em Diversos.

Sabe aquela solução barata e que funciona? O Arduino chega bem perto disso.

Desde os meus 12 anos que trabalho com TI e sempre vi a tecnologia como sendo uma forma de melhorar a vida das pessoas. Os celulares, as redes sociais e a internet nos trouxeram uma incrível melhora na comunicação e seus diversos recursos mudaram a forma de viver a vida. Mas ainda me faltava alguma coisa.

Eis que descubro o Arduino a alguns anos atrás. Um equipamento pequeno, modesto e sem muito apelo visual, mas que pode fazer maravilhas se for bem utilizado. Veja uma foto do bichinho:

Resultado de imagem para arduino uno

Resultado de imagem para arduino uno

 

Parece que esqueceram de terminar ele, né?

Pois bem, este carinha é na verdade uma plataforma de desenvolvimento de hardware, livre. O que isso significa? Significa que você pode fazer o que quiser com ele. Pode até fazer um desses. Pode fazer um desses diferente. Pode quase tudo.

O Arduino é uma ferramenta que pode ser usada para uma enormidade de coisas: podemos criar sensores de temperatura, controladores de luzes, robôs, irrigadores automáticos, instrumentos musicais e o que mais você imaginar. Sabe aquelas casas automáticas dos filmes? Para isso, ele conta com diversos pontos positivos:

  • É barato;
  • Tem uma infinidade de componentes para estender suas capacidades;
  • É fácil de aprender e usar.

"Ah, mas eu nunca fiz nada mais do que trocar uma pilha do controle remoto. É tudo o que eu sei de eletrônica"

Tudo bem, você pode usar um Arduino também. Basta querer aprender. Existe muita documentação e vídeos tutorias na internet. O preço de um Arduino é outro motivador para quem esta começando. Um Arduino sai por 20 reais no mercado livre. Um kit completo para iniciantes sai por certa de 100 reais (vem muita coisa no kit).

 

Este artigo tem como intenção apresentá-lo ao equipamento, de forma não-tecnica. Se você esta lendo e já o conhece, não trarei nenhuma informação nova. Mas se você nunca ouviu falar ou sabe bem pouco sobre Arduinos, recomendo a leitura.

Tipos de arduino

Existem diversos tipos e subtipos de Arduinos. Por se tratar de uma plataforma aberta, qualquer um pode comprar as peças separadas e criar um Arduino com seu nome. Apesar disso, é muito simples achar Arduinos prontos de diversos fabricantes. Os arduinos originais são italianos e geralmente são um pouco mais caros. Na internet encontramos diversos Arduinos de nacionalizada de duvidosa (a maioria chineses) que são bem baratinhos. Eu já comprei vários, de diversas marcas e modelos, e a não ser que você seja um expert em Arduinos, as diferenças são irrelevantes. Não tema, portanto, comprar um Arduino chinês. Ele funcionará satisfatoriamente para você.

O principais tipos de Arduinos são os conhecidos como:

  • Arduino MINI

Um dos menores modelos. Utilize este Arduino quando sua experiencia de uso estiver aprimorada. Serve principalmente para projetos finais e que demandem economia de espaço.

Resultado de imagem para arduino mini

Resultado de imagem para arduino mini
      

  • Arduino Nano

Este é uma versão intermediária entre o MINI e o UNO. Seu tamanho é reduzido mas é um pouco maior que o MINI e possui encaixe USB. Pode ser utilizado para qualquer finalidade devido a seu tamanho reduzido e baixo custo.

Resultado de imagem para arduino nano

Resultado de imagem para arduino nano

  • Arduino MEGA

Versão mais parruda do Arduino. Possui muitos conectores e é um dos maiores. Utilizado em projetos onde a quantidade de conectores é importante.

Resultado de imagem para arduino mega

Resultado de imagem para arduino mega

  • Arduino UNO

Este é o arduino que eu considero o principal para o desenvolvimento inicial. Possui uma quantidade de conectores suficiente, seu tamanho é bom e é facil de utilizar. Comece com ele.

Resultado de imagem para arduino uno

Resultado de imagem para arduino uno

  • Arduino LilyPad

Outro Arduino minimalista. Seu principal apelo é no mercado de tecnologia embarcada. Pode ser usado até em roupas.

Resultado de imagem para arduino lilypad

Resultado de imagem para arduino lilypad

 

Bom, hardware escolhido, agora vamos conversar sobre software. Todo Arduino precisa de um programa para fazê-lo funcionar. Mas os desenvolvedores do Arduino criaram uma IDE (uma interface de programação) muito útil que é a ARDUINO IDE. Ela pode ser baixada no proprio site do Arduino e instalada em qualquer PC. A programação com Arduino é bastante simples e você aprenderá muito rápido mesmo sem ter conhecimentos de programação.

Recomendo alguns links

https://www.circuitar.com.br/tutoriais/programacao-para-arduino-primeiros-passos/

https://www.arduino.cc/en/Guide/HomePage (inglês)

 

 

Shields e módulos

Os Arduinos, até aqui, são até bem bonitinhos, mas por enquanto são inúteis. Para podermos utilizar os Arduinos, precisamos de acessórios, que são conhecidos como shields e módulos. Estes acessórios vão estender as funcionalidades do nosso Arduino ( sem eles, podemos apenas ligar e desligar LEDs com botões, o que fica muito chato depois de umas 3 ou 4 vezes).

Veja alguns SHIEDS e módulos

  • Rede

Usado para ligar um arduino em rede cabeada com computadores

Resultado de imagem para arduino shield rede

Resultado de imagem para arduino shield rede

 

  • LCD

Exibição de imagens em telas de LCD para o Arduino

Resultado de imagem para arduino tft

Resultado de imagem para arduino tft

  • RELE

Utilizado para ligar equipamentos elétricos, como lâmpadas, motores e demais.

Resultado de imagem para arduino rele

Resultado de imagem para arduino rele

Resultado de imagem para arduino rele

Resultado de imagem para arduino rele

  • Wireless

Usado para ligar o Arduino em redes wireless

Resultado de imagem para arduino modulo wireless

Resultado de imagem para arduino modulo wireless

 

  • GSM (celular)

Usado para interligar o Arduino a redes de celular (receber e efetuar chamadas)

Resultado de imagem para arduino modulo wireless

Resultado de imagem para arduino modulo wireless

Eu tenho utilizado o Arduino em vários projetos. Atualmente tenho feito a automação da minha casa, substituindo os interruptores por telas de LCD.

É bastante prazeroso e muito prático de se usar. Se você considerar o preço dos acessórios então. Apenas se atente que os projetos evoluem. No começo, você utiliza fios emendados, depois uma protoboard (veja aqui), depois pode até desenvolver suas próprias placas de circuito. Não tem limites. Existem tantos módulos e acessórios de Arduino quanto você puder imaginar. Se gosta de eletrônica ou mesmo de programação ou se não gosta e está curioso, deixo alguns links para você se aprofundar.

https://www.arduino.cc/

https://www.embarcados.com.br/arduino/

http://www.eaduino.com.br/cursos/introducao-a-plataforma-arduino/#sthash.bZZNFxnA.dpbs

Seguindo os últimos artigos sobre RASPBERRY Pi, vou continuar mostrando as minhas experiências com estes pequenos equipamentos e espero voltar com alguns artigos mais práticos.

 

 

Relacionados