Nagios

Monitorando o Nagios pelo Celular

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em Nagios.

Quem utiliza algum sistema de monitoramento com certeza utiliza alerta por e-mail para verificações de problemas. É uma pratica muito comum. Eu mesmo tenho o sistema de monitoramento me enviando e-mails para me informar dos diversos casos que ocorrem na estrutura. Só tem um problema: é um saco ficar recebendo e-mail do Nagios.

Chega um momento em que receber toneladas de e-mails já não é suficiente para te alertar sobre um incidente. Em um determinado momento, você começa a ignorar os e-mails, ai um incidente sério pode passar despercebido.

A forma de alerta por e-mail é muito válida, mas hoje temos ferramentas muito mais práticas para esta função. Estamos utilizando uma neste momento que realmente melhorou muito a visualização dos problemas:

Esta ferramenta é o ANAG

image001

image001

 

Este app é para celulares Android e funciona como uma interface para o Nagios (serve também para ICINGA). Seu uso é de uma facilidade sensacional e a quantidade de recursos beira o inacreditável. Posso citar pelo menos um que me chamou a atenção: podemos definir horas em que os alertas serão desligados (o que no software é chamado de Quiet Hours).

Sua instalação é simples: como qualquer software para Android, basta entrar no Play Store e baixar o aplicativo.

Após a instalação, entre no aplicativo. Será apresentada a seguinte tela:

image003

image003

Note que o meu já está configurado. Para adicionar uma nova instância para acompanhamento, clique na engrenagem, no canto superior direito. Será apresentada a seguinte tela:

image005

image005

Selecione a primeira opção: Monitoring instances

image007

image007

Clique em Add instance. Será apresentada a tela para criação da instancia do Nagios a ser usada. Preencha os dados de acordo com sua estrutura. Veja um exemplo abaixo:

image009

image009

Note que o campo CGI Directory URL deve ser preenchido de forma correta para o funcionamento da ferramenta.

É interessante também que se use um usuário diferente do nagiosadmin para o acesso a interface web do Nagios. Eu acabei utilizando um endereço de rede local do meu Nagios, o que vai limitar o seu uso apenas quando meu celular estiver conectado na rede wifi da empresa. Se você quiser que seu celular acompanhe os problemas de qualquer lugar no planeta, será necessário, é claro, que seu celular tenha acesso a um plano de dados (pode ser pré pago mesmo, o consumo é mínimo) e você precisará disponibilizar o seu Nagios na internet. Isso é um trabalho um tanto perigoso, portanto tome as precauções necessárias conversando com o responsável pelo firewall (se for você o responsável, imagino que saiba quais precauções tomar).

Mais informações:

https://damien.degois.info/android/aNag/docnfaq

Relacionados