Nagios

Monitoramento de servidores

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em Nagios.

Muitos são os motivos que tornam necessário a implantação de um sistema de monitoramento de serviços de TI. Podemos citar, entre eles, a melhora na detecção dos problemas que ocorrem no ambiente de rede, a redução das paradas nos sistemas e até mesmo a detecção de possíveis problemas. Em ambientes pequenos a médios, o controle dos incidentes até é possível pelas vias normais, sem o uso de ferramentas especificas, mas a medida que o ambiente torna-se maior e mais complexo, é quase impossível o tratamento e detecção dos incidentes em tempo hábil.

 

O uso de um software de monitoramento pode significar um aumento na confiabilidade da equipe de TI. Os alertas gerados pelo software são essenciais para que problemas possam ser identificados e resolvidos com o menor transtorno para o usuário.

 

A grande maioria dos softwares neste segmento trabalha de forma parecida: a checagem do estado do serviço é verificada e, se algo é detectado de anormal, é disparado um alerta para os responsáveis. Este alerta pode ser por e-mail, SMS, mensagem na tela ou outro qualquer definido pelo administrador.

 

No mercado, há diversas opções de softwares de monitoramento. Cada qual com sua característica atrativa. Listamos os principais softwares:

IBM Tivoli Monitoring

Software proprietário da IBM. Oferece Gerenciamento de armazenamento e sistemas, gestão de ativos entre outras características. Oferece suporte a diversos sistemas operacionais e ativos de rede.

Microsoft Operations Manager (MOM)

Software proprietário da Microsoft. Utilizado para monitoramento e controle de servidores que utilizam alguma versão do sistema operacional da empresa. Esta ferramenta varre os logs de evento do sistema e, em caso de incidentes, executa procedimentos corretivos.

Zabbix

Solução de monitoramento livre, licenciada pela GPL 2. É concorrente direto o Nagios. O software tem suporte a praticamente todos os sistemas operacionais e realiza relatórios gráficos, alertas por e-mail, monitoramento de ativos de rede, etc.

Nagios

O Nagios é o objeto de estudo deste documento. Sua estrutura robusta e a possibilidade de criação de funcionalidades infinitas de monitoramento, além da licença e casos de sucesso no mundo todo são fortes características para seu uso.

Relacionados