Nagios

FAN

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em Nagios.

Parece simples configurar um software de monitoramento: instalar o software e apontar para as máquinas. Seria muito bom se o processo fosse fácil assim. Quem já testou aplicações de monitoramento sabe que o processo de configuração é bastante doloroso e exige muita paciência. O primeiro passo para a utilização de uma ferramenta dessas é elencar todos os serviços e servidores que serão monitorados. Sem essa listagem, qualquer configuração da ferramenta pode ser perda de tempo. Com a lista em mãos, é fácil identificar os pontos que exigem mais atenção e saber se algo foi esquecido.

Abaixo estão listados alguns exemplos de servidores em uma lista que pode ser seguida para facilitar o levantamento da estrutura que será monitorada:

Servidor

IP

Sistema operacional

Serviços e recursos monitorados

Tipo

SRV-EMAIL

192.168.0.100

Windows

Exchange, Disco C:, Disco D:

VM

SRV-ERP

192.168.0.150

Linux

Serviço do ERP

Físico

SRV-GATEWAY

192.168.0.1

Linux

Serviço do Gateway

Físico

SRV-AD

192.168.0.5

Windows

Serviço do AD

Físico

SRV-VM

192.168.0.10

Windows

Serviço do Hyper-V

Físico

 

É claro que o ambiente pode ser diferente, pode ter mais máquinas, utilizar outros sistemas e outras configurações, tudo depende do tamanho e da complexidade do ambiente.

O Nagios é uma ferramenta sensacional em termos de monitoramento, isso é inegável. O que poucos estão cientes é a complexidade da configuração do software. A estrutura de arquivos do Nagios é muito bem estruturada e bem definida, para um utilizador experiente. Para um novato, é frustrante tentar configurar qualquer coisa a ser monitorada. Mas até para este problema existe uma grande solução: o FAN.

Com esta suíte, os problemas com as configurações e instalações são minimizados. Pode-se ter um sistema completo de monitoramento, pronto para ser usado em menos de uma hora. É necessário apenas ter a imagem do sistema e um CD-ROM para gravar. Atualmente encontra-se na versão 2.2 e é disponível para sistemas x86 ou 64 bits. O download é gratuito no site do projeto. O FAN é baseado na distribuição CentOS, ou seja, tudo o que é valido para o CentOS é valido também para o FAN.

Veja os principais aplicativos disponibilizados no FAN:

  • Nagios

O Nagios Core, ou núcleo do Nagios está presente no FAN.

  • Nagios Plugins

Diversos Plugins de checagem, notificação e demais estão instalados e prontos para serem utilizados

  • NagVis

A ferramenta de visualização gráfica dos dados do Nagios. Este software encontra-se configurada e pronta pra ser usada.

  • NDOUtils

Complemento responsável por armazenar os dados de monitoramento em um banco de dados. É a melhor maneira de recuperar os dados para futuras análises.

  • NaReTo (Nagios Reporting Tool)

Ferramenta auxiliar que gera relatórios com os dados armazenados do Nagios. Muito útil para análise de dados. Os relatórios de disponibilidade poderão ser utilizados para que seja feita uma analise detalhada dos serviços que são prestados, identificando pontos de falha e de melhoria.

  • Centreon

Ferramenta de configuração gráfica do Nagios. Todos os serviços, hosts e notificações podem ser configurados por esta aplicação, evitando o uso e edição de arquivos de configuração.

  • Wiki

Ferramenta de documentação do FAN.

 

O FAN pode ser baixado através do site do projeto, em http://www.fullyautomatednagios.org/

Para seu uso, basta gravar a imagem em um CD-ROM e realizar a instalação em um computador inicializado com o mesmo. Caso você não esteja realmente certo do uso do software, é disponibilizada uma área em que podemos realizar o test-drive do FAN. Para isso, entre no site do projeto e selecione DEMO. Você poderá testar todas as funcionalidades dos softwares.

Relacionados