Curso de hardware

ISA

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em Curso de hardware.

ISA

 

ISA (acrónimo para Industry Standard Architecture), é um barramento dos computadores padrão IBM-PC. Um dos mais antigos barramentos existentes. Foi padronizado em 1981, com o lançamento do IBM-PC pela própria IBM. O ISA consiste em uma solução para a expansão dos recursos do PC, agregando novas funções a este através da conexão de novas placas.

 

ISA - 8 Bits


Sua primeira versão trabalhava com 8 Bits de transferência e era síncrono com o processador (trabalhava na mesma  velocidade que este):

 

isa

Esta versão do barramento ISA operava na mesma velocidade do processador, no caso do 8088, em 4,77 MHz e possuia largura de barramento de 8 Bits. Com o lançamento do IBM PC-XT, o ISA passou a operar em 8 MHz e com os mesmos 8 bits de barramento.

Com esses dados podemos calcular a taxa de transferência máxima teórica do barramento ISA de 8 bits:

8MHZ X 8Bits = 64 / 8 = 8 MB/s

 

Infelizmente, o ISA necessita de um tempo de espera entre as transferências, diminuindo a sua velocidade pela metade, ou seja, 4 MB/s. Se já não bastasse essa limitação, o acesso ao barramento sofria perdas por conta do protocolo de comunicação utilizado, reduzindo ainda mais a taxa de transfeência. Essa baixa velocidade era sentida principlamente nas placas de vídeo e controladoras de discos, que já estavam chegando ao limite da transmissão.

 

ISA - 16 Bits

Com o lançamento do IBM PC-AT, utilizando o processador 80286 (286 para os íntimos) o barramento ISA evoluiu na sua configuração, passando dos míseros 8 Bits para gigantes 16 Bits. O principal ponto de preocupação com a evolução foi sua compatibilidade com as placas antigas já utilizadas, esse é o motivo da criação da extensão do ISA:

isa16

Um slot ISA 16 Bits pode receber uma placa ISA 8 Bits sem nenhum problema. Já o contrário não pode acontecer.

 

A facilidade na programação das placas utilizando o ISA e a utilização dele por periféricos lentos resultou na sua longa vida: mesmo em 2003 ainda eram vendidas placas mãe com slots ISA

 

Calculando a Taxa de transferência máxima teórica:

 

8MHZ X 16Bits = 128 / 8 = 16 MB/s

 

Lembrando das perdas, temos uma taxa de pouco mais de 5 MB/s.

Relacionados